sexta-feira, 21 de março de 2008

Recupere arquivos deletados por acidente com o recuva!

Legalmente GrátisRecuva é um aplicativo MUST HAVE para o seu kit de manutenção de computadores. Está certo que ele não é perfeito e as vezes trava, porém é um dos melhores freewares com esta função.

Ao iniciar pela primeira vez, você verá um wizard-ajudante chato (ao menos eu não gosto muito dele), apenas aperte ESC no teclado, uma vez que o uso não poderia ser mais simples: só escolher a partição e apertar 'Scan' (escanear).

Quando ele terminar de verificar a partição, provavelmente terá uma lista ENORME de arquivos deletados. (depende muito de quanto tempo o computador está com você e a ultima vez que tu reformatou de alguma partição Linux para NTFS ou FAT16/32.)

Também há a possibilidade de recuperar arquivos pós-formatação (apenas em sistemas NTFS e FAT16/32) e pós-reinstalação do sistema operacional, mas essa possibilidade é relativamente baixa, o arquivo precisaria estar intacto, ou seja, não ter sido sobrescrito. (Se você tiver sorte, maravilha! :)

Vale lembrar que ele não é capaz de recuperar arquivos que foram apagados de modo seguro (Substituição Simples - 1 passo, DOD - 3 passos, NSA - 7 passos, Guttman - 35 passos, etc..), arquivos completa ou parcialmente sobrescritos.

Um ponto falho é que os nomes dos arquivos podem não estar certos, sendo assim você terá de procurar por todos arquivos deletados. (Isso não é falha do Recuva, e sim do sistema de arquivos usado pelo Windows.)

Para compensar esse ponto falho, ele pode recuperar o caminho de onde estavam os arquivos. Mas repito, o Windows faz uma bagunça com dados deletados e o caminho pode se perder e você ter de procurar. :P

Uma observação a se fazer, quando for recuperar algum arquivo.. NÃO SALVE-O NA MESMA PARTIÇÃO! Fazendo isso você pode sobrescrever o mesmo e assim corrompendo-o para sempre. :)

Tem mais umas opções interessantes, agora você pode visualizar imagens que ele tenha para recuperar e também pode dar um fim definitivo nos arquivos de uma vez por todas usando os métodos de remoção segura. :)

Website: Recuva.com
Download: downloadbin (746KB, rcsetup112.exe)

Nenhum comentário: